Skip to content

Tensão Muscular

A tensão muscular é uma condição em que os músculos permanecem contraídos de forma involuntária, provocando rigidez, dor ou desconforto. Essa contração pode afetar diferentes áreas do corpo e varia de intensidade, desde uma sensação leve de tensão até dores musculares mais intensas e persistentes.

Desconforto na posição sentado, de pé ou deitado
Quando existe tensão muscular o aparelho osteomuscular é afetado, reduzindo a liberdade dos movimentos.
Contraturas musculares
É um movimento involuntário com contração, electricamente silenciosa do músculo.
Dores de cabeça
Dor contínua ou latejante, que irradia a partir da região central da testa, entre as sobrancelhas, as maçãs do rosto e abaixo dos olhos.
Cansaço físico ou psicológico
Dificuldade em realizar as tarefas do dia-a-dia

Produto
recomendado

As Soluções Boiron indicadas para a Tensão Muscular

Arnigel®

Indicado na dor muscular, hematomas e nódoas negras

Causas

Quais as principais causas da tensão muscular?

As causas para a tensão muscular podem ser:

  • Stress;
  • Exercício físico;
  • A falta de algumas vitaminas (nomeadamente potássio e magnésio);
  • Desidratação;
  • Má postura;
  • Má circulação sanguínea.

A tensão muscular pode ter vários níveis de incidência, variando desde um leve desconforto a dor, na área afetada.

Alívio da tensão muscular

A arnica ajuda no alívio da tensão muscular

A tensão muscular pode causar um enorme desconforto e mesmo dores. A planta Arnica Montana, é uma planta com origem nas montanhas da Europa e Sibéria, utilizada há muitos séculos pelas suas propriedades no tratamento da dor e da inflamação, para além disso a aplicação de quente na área dorida pode ajudar a aliviar a tensão muscular.

Alívio da tensão muscular

Quais os benefícios da massagem no alívio da tensão muscular

A massagem pode ter um efeito muito positivo na recuperação da tensão muscular. A massagem deve ser realizada com movimentos mais ou menos intensos sobre os músculos e nervos e com a associação de um produto tópico com propriedades anti inflamatórias. Estes movimentos associados às propriedades do produto aliviam a tensão muscular.

Benefícios da massagem:

  • Relaxamento muscular;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Estimula o alongamento da musculatura;
  • Reduz o stress;
  • Melhora o sono.

Perguntas Frequentes sobre Tensão Muscular

Causas comuns, formas de alívio e cuidados simples para o bem-estar muscular

- Descansar a área afetada. - Fazer pausas regulares quando se mantém durante muito tempo a mesma postura. - Procurar ter uma postura correta; - Fazer alongamento suaves. - Evitar atividades de alto impacto físico. - Utilizar técnicas de relaxamento, como a meditação. - Aplicar um gel para o alívio da tensão e de relaxamento, como Arniroller®. Nos casos em que os sintomas se prolongam no tempo, poderá ser importante consultar um especialista, como um fisioterapeuta.

Para evitarmos lesões e para que tenhamos uma melhor e mais rápida recuperação muscular, há alguns hábitos a ter em conta: - Dedicar alguns minutos aos alongamentos no final do treino. - Manter o organismo hidratado: de preferência, beber água rica em minerais. - Massajar as áreas cansadas com cremes que combatam a fadiga muscular, sensação de dores. musculares e que promovam a recuperação física. - Fazer períodos de descanso. - Optar por alimentos ricos em potássio e vitaminas, como bananas, frutas cítricas, vegetais e nozes.

As fibras musculares não trabalham de forma conjunta, sendo que umas trabalham e outras estão em repouso, resultando numa sobrecarga que causa microfissuras nos músculos. Estas fissuras elevam a concentração de marcadores inflamatórios no sangue, que levam à sensação de dor/fadiga.

  • Tensão muscular em uma ou mais áreas do corpo.
  • Intensidade ou duração da atividade física superior ao habitual.
  • Lesão do músculo enquanto trabalha ou realiza exercício fisicamente exigente.
  • Não realizar aquecimento e alongamentos.

Os músculos são o que permitem o movimento, e, por estarem constantemente a trabalhar, podem sofrer de tensão e fadiga. Felizmente, há soluções terapêuticas naturais, como a Arnica. A Arnica montana é uma planta perene da família das asteráceas, sendo reconhecido pela flor amarela, semelhante às margaridas. As suas virtudes terapêuticas já são conhecidas desde a Grécia Antiga, e destacam-se pela sua ação anti-inflamatória, antiequimótica e analgésica.

- Elimina a tensão, graças à estimulação profunda do tecido. Os movimentos irão libertar as tensões musculares que causam dores e melhoram a mobilidade. - Reduz a sensação de fadiga e melhora o desempenho físico. - Causa uma sensação de bem-estar. - Permite a melhoria do retorne venoso e linfático. - Reduz dores no corpo, risco de lesões e ansiedade. - melhora a recuperação após o exercício.

- Estimula o fluxo linfático e o retorno venoso e drena o ácido lático do músculo, acumulado durante a atividade. - Evita a fadiga e as dores. - Reduz o tempo de recuperação. Como deve ser feita Após a atividade física e alongamentos: - Colocar o equivalente a uma noz de produto na mão. - Aplicar na área a massajar. - Exercer ligeira pressão e aliviar, de forma repetida, durante alguns minutos. - Deslizar mantendo a pressão. - Modelar a zona e terminar com ligeiras fricções para relaxar. Os movimentos são sempre realizados das extremidades em direção ao coração, do tornozelo para a coxa. Massajar no mínimo durante 10 a 15 minutos.

A dor pode ser aguda quando é de início recente e de provável duração limitada havendo, normalmente, uma relação temporal e/ou causal bem definida. Por outro lado, a dor pode ser crónica quando, de forma contínua ou recorrente, existe há 3 meses ou mais, ou quando persiste para além do curso normal de uma doença aguda ou da cura da lesão que lhe deu origem.
Receba as nossas novidades em primeira mão

Mantenha-se a par de todas as novidades sobre os nossos produtos e artigos sobre saúde.

    SUBSCREVA A NEWSLETTER

    Mantenha-se a par de todas as novidades sobre os nossos produtos e artigos sobre saúde